Conforme comunicado da comissão eleitoral divulgado pela empresa, encontra-se aberto o prazo de inscrições de candidatos a Representante dos Empregados no Conselho de Administração da CGT Eletrosul. O Conselho de Administração é um órgão colegiado responsável por fixar as orientações e as diretrizes a serem observadas pela alta administração da empresa.
O direito de eleger (01) um membro do “CA” nas empresas estatais é conquista histórica da classe trabalhadora e das suas entidades representativas. Após ser reivindicada nas pautas do acordo coletivo durante cerca de 10 anos, a primeira eleição na Eletrosul ocorreu durante o Governo Dilma Rousseff, em 2012, com base na lei 12.353 de 2010 promulgada no Governo Lula. O Conselho de Administração é um órgão colegiado responsável por fixar as orientações e as diretrizes a serem observadas pela alta administração da empresa. A Intersul considera fundamental que o representante dos empregados neste Conselho tenha grande conhecimento dos fatores preponderantes no campo político e econômico, bem como compreensão dos reais interesses dos trabalhadores. Neste sentido, a Intersul ainda em 2012, estabeleceu em seminário, as diretrizes políticas e compromissos a serem assumidos por quem desejar concorrer na eleição com apoio formal da Intersul. Resumidamente:
- Defender a energia elétrica como bem essencial, estratégico para o desenvolvimento e soberania;
- Lutar por uma empresa estatal verdadeiramente pública;
- Posicionar-se contra a privatização e pelo fortalecimento do papel social das empresas Eletrobras;
- Articular-se com o movimento sindical/social na defesa dos trabalhadores e da sociedade;
- Atuar no Conselho buscando suplantar os limites impostos pela lei 12.353 de 28/12/10;
- Agir com independência e fiscalizar os atos da diretoria da empresa;
- Promover o Congresso dos trabalhadores da CGT Eletrosul;
- Articular-se com membros de outros conselhos do setor elétrico objetivando a troca de experiências;
- Manter os empregados informados sobre os atos do conselho e outras questões de seu interesse;
- Posicionar-se contra eventuais práticas anti-sindicais;
Para reavivar os compromissos de quase uma década, convocamos os associados das entidades que compõem a Intersul para debaterem e deliberarem em PLENÁRIA VIRTUAL sobre o apoio da entidade nestas eleições de Representante dos Empregados no Conselho de Administração da CGT Eletrosul. A plenária ocorrerá por vídeo conferencia, no dia 11/12/2020, às 19 horas, através da plataforma ZOOM. Para participar da plenária, o filiado necessitará preencher com seus dados a ficha de qualificação, para receber o link de acesso à reunião.