O Coletivo Nacional dos Eletricitarios – CNE representado pelo seu Coordenador, Nailor Gato, esteve acompanhado por outros dirigentes de outras entidades sindicais de vários Estados brasileiros, inclusive da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU, em reunião com técnicos da Casa Civil, órgão ligado à Presidência da República, para expor a visão dos trabalhadores do Sistema Eletrobras sobre o processo de privatização da empresa. O ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, foi representado pela equipe do General Sergio José Pereira – Chefe de Gabinete da Casa Civil, na oportunidade chefiada pelo Dr. Tiago Mendes – Secretário Executivo Adjunto e Equipe.

Os dirigentes sindicais expuseram o ponto de vista dos trabalhadores sobre o processo de privatização, apontando os riscos de aumento de tarifa, a falta de competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo e interno, graves prejuízos relacionados à questão hídrica, dentre outros pontos relevantes para a categoria e para a sociedade em geral, inclusive sob o aspecto do momento especial provocado pela pandemia de Covid 19.

Em seguida, os sindicalistas ouviram dos representantes do governo na pessoa do chefe de gabinete Dr. Thiago, que o governo federal tem como prioridade a privatização de algumas empresas públicas e que a medida provisória, no caso da Eletrobras já foi enviada ao congresso Nacional; onde ele acredita ser o local adequado para que a sociedade realize o debate sobre a real necessidade de privatização ou não da Eletrobras. Disse ainda, que o trabalho técnico realizado pelos trabalhadores do Sistema Eletrobras intitulado “ Eletrobras Ferramenta estratégica para a retomada da economia” tem relevância, números e dados importantes. O estudo foi entregue pelos sindicalistas segundo Dr. Thiago será encaminhado aos seus superiores. Os sindicalistas esclareceram que o objetivo do estudo é que a parte do governo que não é da área econômica tome conhecimento do debate em torno do processo de privatização da Eletrobras e suas consequências para toda a sociedade, pois não existe fórmula mágica, e a Privatização significa concretamente aumento na conta de Luz, mesmo o governo adote fórmulas milagrosas com o dinheiro público, como a medida provisória 998 que retira verba de P&D para tentar amenizar o impacto do aumento na conta de luz no norte, aumentos estes que surgiram depois da privatização das distribuidoras da Eletrobras. O CNE avalia que a visita à Casa Civil foi positiva e continuará atuando em todos os espaços contra a privatização da Eletrobras, provocando o necessário debate em todas as esferas de governo, no senado e no congresso Nacional.